Programa da Paróquia

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Bênção das crianças e das mulheres grávidas

No dia 2 de fevereiro ocorre a festa litúrgica da Apresentação do Senhor. Celebra-se o dia em que os pais de Jesus O levaram ao Templo, para ser oferecido a Deus. O Evangelho de São Lucas, conta-nos que Simeão, ao acolher Jesus, O reconhece como Luz das nações:

«Agora, Senhor, segundo a vossa palavra,
deixareis ir em paz o vosso servo,
porque os meus olhos viram a vossa salvação,
que pusestes ao alcance de todos os povos:
luz para se revelar às nações
e glória de Israel, vosso povo».

(Cf. Lc 2, 22-44)

É para celebrar esta Luz das nações, o próprio Jesus, apresentado no Templo por Maria, que a celebração nesse dia começa com a bênção das velas e a procissão para a igreja. Na Eucaristia acolhemos Jesus que se oferece definitivamente por nós, na sua morte e ressurreição.

A tradição, unindo a presença da Luz a Maria, a Mãe que apresenta Jesus no Templo, conhece este dia como a festa de "Nossa Senhora das Candeias".

Na paróquia da Calvaria temos habitualmente, nesse dia, celebração que inicia no exterior da igreja, com a bênção das velas e procissão para a igreja e, durante a celebração, a bênção das crianças e das mulheres grávidas. Este ano, dadas as circunstâncias em que nos encontramos, esta celebração não se realizará. A habitual bênção das mulheres grávidas e das crianças será, em princípio, no dia 8 de setembro de 2021, Festa da Natividade da Virgem Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário