Programa da Paróquia

sábado, 2 de maio de 2020

Informação sobre a Catequese na Paróquia


Perante o atual estado de pandemia, estando já certo que, até ao Verão, não voltará a haver aulas presenciais para as crianças e adolescentes que frequentam também os grupos de catequese, não voltarão a realizar-se encontros presenciais de catequese na nossa Paróquia. Esta realidade lança a todos novos desafios para a vivência, educação e transmissão da fé, e todos têm um papel importante: as Famílias, a Comunidade, os Catequistas, e os próprios Catequizandos.

A nível nacional, temos o apoio que é dado com os programas semanais que vão sendo transmitidos pelos meios de comunicação. A nível diocesano, estão a ser disponibilizados também alguns materiais para motivar para a vivência da fé nas famílias para ajudar precisamente naquele que é o papel imprescindível dos pais na educação cristã dos seus filhos.

Entretanto, em diálogo com o Secretariado Paroquial da Catequese, ficou também decidido que seriam canceladas todas as celebrações e festas da catequese previstas para este terceiro trimestre. Como tinham sido já canceladas a Festa do Perdão (3º ano), do Pai Nosso (2º ano), Festa da Vida (8º ano) e da Primeira Comunhão (3º ano), ficam também canceladas a Festa da Palavra (4º ano), a Festa da Avé Maria (1º ano), a Festa da Profissão de Fé (6º ano) e a Festa do Compromisso (9º ano) e do Envio (10º ano). Quanto à celebração do Crisma, fica por enquanto agendada para a data prevista, a 27 de setembro.

Apesar de não termos ainda a possibilidade de reagendar estas celebrações, tudo indica que poderemos levantar a possibilidade de as realizar, quanto possível, durante o primeiro trimestre do próximo ano pastoral, nomeadamente a Primeira Comunhão e Profissão de Fé.

Para isso, é importante não apenas que os catequizandos possam continuar a sua caminhada catequética em família durante este ano (através dos apoios atrás referidos), mas também procurar antecipar o início dos encontros no próximo ano pastoral. Assim, caso seja possível, o reinício da catequese será marcado para meados de setembro, dando algum tempo para que se possa consolidar a caminhada prevista para este terceiro trimestre de catequese.

Confiamo-nos a Maria, neste Mês de Maio, pedindo a sua proteção e conforto, entregando nas suas mãos as nossas famílias e o caminho de crescimento na fé das crianças e adolescentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário