Programa da Paróquia

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Para que tenham vida em abundância

7 de maio de 2017 | 4º Domingo da Páscoa
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

No Domingo do «Bom Pastor», encerramos a semana de oração pelas vocações. Na diocese de Leiria-Fátima vive-se um dia de festa com uma ordenação, na Sé. O Eduardo, que aos fins-de-semana se encontra connosco, na paróquia da Calvaria, será ordenado diácono para a Igreja diocesana. Um acontecimento que enriquece este dia que nos apresenta, no Evangelho, Jesus como o «Pastor» que entra pela porta principal, aquele que conhece as ovelhas, e cuja voz é por elas conhecida, um pastor que encaminha o rebanho para boas pastagens para que tenham vida, e vida em abundância. Mas não só Pastor, Ele é também a «porta» que dá acesso à vida: só percorrendo o caminho que é Ele próprio, se chega à vida definitiva.

Duas parábolas que nos falam da confiança que Jesus nos convida a ter: o Amor de Deus quer dar-nos a possibilidade de encontrar um caminho para o verdadeiro sentido e valor da vida. No encontro com Ele, a sua voz torna-se familiar, e torna-se mais certo o seguimento dos seus passos, passando pela mesma «porta». Seguindo o mesmo caminho que Jesus seguiu, tornando-nos verdadeiros discípulos, abre-se o horizonte da «vida em abundância».

Num tempo em que, por vezes, esta expressão da «vida em abundância» se pode confundir com o «gozar a vida numa euforia perpétua», talvez seja bom repensar o que é a verdadeira «qualidade de vida» à luz do Amor de um Pastor que, de facto, quer o nosso bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário