Programa da Paróquia

sexta-feira, 1 de março de 2024

Escutar e acolher a vida e palavra de Jesus, "templo" do Pai

3 de março de 2024 | 3.º Domingo da Quaresma
Leituras | ComentárioAvisos | Boletim

Jesus entra no Templo de Jerusalém e, num gesto profético, "purifica" a "casa do Pai". Mas a sua atitude é mais do que a expulsão dos vendedores e cambistas de um lugar santo: Ele vem mudar a maneira de encontrar Deus seu Pai.

Até aqui bastava ir ao templo fazer ofertas e sacrifícios. A partir de Jesus é preciso escutar a sua mensagem de amor, Ele que é o Enviado do Pai, e acolher a vida oferecida nos seus gestos de salvação, sinais da bondade de Jesus para com os homens. Mesmo que se procure destruir o verdadeiro templo de Deus entre os homens, o seu próprio Filho, Ele levantar-se-á. E quando tiver desaparecido aos olhos dos homens, é a sua Igreja que será o novo templo, porque Deus vem morar no meio dos homens.

Se os seus discípulos se recordam das palavras e dos gestos de Jesus, é para fazer memória da fidelidade de Deus. É com os olhos da fé que reconheceram, nos sinais realizados por Jesus, a ação de Deus. E se hoje podemos fazer memória da morte e da ressurreição de Cristo, tal acontece graças a todos estes testemunhas que acreditaram e contaram o que tinham visto e ouvido.

Sem comentários:

Enviar um comentário