Programa da Paróquia

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Encontro dos Catequistas da Paróquia

A terminar as atividades deste ano pastoral, os catequistas da paróquia da Calvaria, dos centros de São Jorge e da Calvaria, encontraram-se na quarta-feira, 7 de julho, na igreja paroquial, para viver um tempo de oração e de avaliação, começando já a perspetivar o próximo ano.

O encontro começou com um tempo de adoração ao Santíssimo, neste ano dedicado à Eucaristia, acompanhando o olhar que o profeta Jeremias nos convida ter, ele que, no meio de todas as situações de destruição e desalento, vê o ramo de amendoeira: no meio do inverno da vida, esta é a flor da esperança, o sinal que comunica já um tempo novo, bom e belo (Jer 1, 4-12). Este olhar de esperança foi também iluminado pelo testemunho de São Francisco Marto, que teve a graça de poder contemplar quem era Deus e compreender o Seu Amor, pelo sentido do olhar.

Numa pequena pista, em quatro postos, os catequistas tiveram depois a oportunidade de dialogar em pequenos grupos sobre o que foi mais positivo, o que poderia ter sido melhor, o que aprendemos, e que desafios nos ficaram ao longo deste ano, com todos os condicionalismos que vivemos, na relação e comunicação dentro do grupo dos catequistas, com os grupos das crianças e adolescentes, com as famílias e com a comunidade cristã. A terminar, a partilha da reflexão que sublinhou a caminhada feita, valorizou algumas dimensões de participação e encontro que esta circunstância tem impedido e que se tem vontade de recuperar, e o desejo de reiniciar com renovado empenho no acompanhamento dos grupos, famílias e inserção na comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário