Programa da Paróquia

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Jesus convida-nos a viver uma vida melhor

21 de fevereiro de 2021 | 1º Domingo da Quaresma
Leituras | Lectio (áudio) | Comentário | Avisos | Boletim | Rezar a Palavra 


A Quaresma, tempo de penitência, de sacrifícios de toda a espécie, de resistência às tentações, à imitação de Jesus no deserto, pode parecer-nos um tempo não muito entusiasmante... Porém, na breve passagem do texto que escutamos este domingo, S. Marcos fala duas vezes do “Evangelho”, ou seja, de uma Boa Nova. E uma Boa Nova dilata o coração, traz alegria! Então, porque não falar de alegria durante a Quaresma? Será que isso desvirtua o seu sentido?

O anúncio de Jesus vem com um convite à conversão. Mas conversão não quer dizer simplesmente parar de cometer pecados. A verdadeira conversão é, antes de mais, “acreditar na Boa Nova”. E a Boa Nova é a manifestação do verdadeiro rosto de Deus em Jesus: um Pai no qual só há amor, porque Ele é Amor em estado puro, a fonte absoluta do Amor. Às vezes, a primeira tentação, a mais terrível, consiste em transpor para Deus as nossas maneiras de amar, de compreender a justiça ou o poder... Mas não é Deus que é à nossa imagem, nós é que somos para ser à sua imagem... A verdadeira conversão consiste então em mudar as nossas conceções de Deus para acolher um Pai que nunca pára de nos amar, e que quando recusamos o seu amor, só tem um desejo: manifestar-nos ainda mais o seu amor, até nos dar o seu Filho, para que, enfim, nós nos deixemos amar. E aí está a alegria!

Desafio para o 1º Domingo da Quaresma
Coloca uma Bíblia no teu “Canto da Palavra” em casa.

Escuta e acompanha um momento de oração que podes encontrar AQUI.
Para os mais novos, um pequeno desafio AQUI.

Senhor Jesus,
ao começar este tempo da Quaresma,
escutamos as tuas primeiras palavras,
o teu primeiro anúncio.
Depois das tentações no deserto,
apresentas-nos o caminho para
que, também nós, possamos vencer
as tentações, e tornar presente,
em nós, o teu reino de amor:
voltarmo-nos para ti, escutarmos
a tua palavra e levá-la ao coração.
No início da Quarema,
pedimos perdão pelas vezes
em que não escutámos, não acolhemos
e não vivemos a tua palavra de amor.


Ao longo desta semana, temos o desafio rezar o texto do Evangelho deste domingo, e depois partilhar uma mensagem pelo telemóvel ou nas redes sociais, inspirada no que hoje escutámos:

«Na Eucaristia, Jesus convida-nos a viver uma vida melhor!»

Sem comentários:

Enviar um comentário