Programa da Paróquia

quinta-feira, 9 de abril de 2020

De Quinta-Feira Santa a Domingo de Páscoa: celebração em Família

Em virtude da suspensão das celebrações litúrgicas comunitárias até ser superada a atual situação de emergência decorrente da pandemia de Covid-19, as famílias são convidadas a celebrar estes dias em suas casas.

Primeiramente, sugere-se que as famílias participem nas celebrações litúrgicas através dos meios de comunicação social ou das redes sociais. E que, tomando sempre as necessárias precauções, se auxiliem os idosos e doentes para que possam também eles participar do mesmo modo nas celebrações litúrgicas.

Para acompanhar as celebrações presididas pelo nosso Bispo:
- Missa vespertina da Ceia do Senhor (Quinta-feira, 9/abr, 18h00) AQUI
- Celebração da Paixão do Senhor (Sexta-feira, 10/abr, 15h00) AQUI
- Vigília Pascal (Sábado, 11/abr, 22h00) AQUI
- Missa do Domingo de Páscoa (Domingo, 12/abr, 10h30) AQUI

Celebração em Família:
Para a vivência do Tríduo Pascal, foram também preparadas algumas celebrações para serem vividas em família, que se disponibilizam:
- Quinta-feira Santa
- Sexta-feira Santa
- Sábado Santo - celebração da reconciliação
- Sábado Santo - vigília
- Domingo de Páscoa
Todas as propostas em formato Word e PDF: AQUI

Escreve o nosso Bispo:
Este ano somos convidados a reviver esta experiência de encontro com o Senhor nas nossas casas. Convido, pois, cada família a celebrar a Semana Santa no seu lar, envolvendo todos o mais possível: as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos. (…) Vamos fazê-lo em comunhão com a Igreja diocesana e com as respetivas comunidades paroquiais e de vida consagrada. E rezando também por quantos estão em sofrimento por serem vítimas da pandemia ou preocupados no esgotante trabalho para a combater e cuidar dos doentes. Se o fizermos assim, seguramente o Senhor ressuscitado vai manifestar-se e fazer-nos passar da tristeza e da angústia à alegria e ao ardor de coração pela sua presença viva em cada coração, na família, nas comunidades cristãs e nesta humanidade amedrontada e atribulada em busca de cura e de melhor saúde para todos. Cada comunidade familiar procure criativamente as formas mais adequadas à sua situação para celebrar a Páscoa.


Sem comentários:

Enviar um comentário