Programa da Paróquia

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Profissão de Fé do grupo do 6º ano

No passado domingo, dia 26 de maio, os 29 adolescentes dos grupos do 6º ano da Paróquia da Calvaria viveram a significativa festa da Profissão Solene da Fé: a festa que marca uma adesão pessoal, mais consciente e livre, a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na Igreja, comunidade da qual receberam, pelo Batismo, o dom da fé e onde cresceram no encontro com Jesus ao longo destes 6 anos da catequese.

A celebração começou precisamente com cada um a acender a sua vela do Batismo, sinal da sua vontade de agora, por si mesmo, seguir o caminho iluminado por Cristo, recordando esse Batismo pela aspersão da água batismal. A partir da escuta da Palavra, reforçou-se a alegria de vivermos esta festa com todo este significado, salientando-se depois que, no caminho da fé, do encontro e relação com Deus, é-nos dado o dom do Espírito Santo que nos fortalece e acompanha, que nos ilumina e conduz, tal como Jesus prometeu no Evangelho: "O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse... Não se perturbe nem se intimide o vosso coração". Por fim, e escutando a experiência dos primeiros cristão, tal como a Igreja reunida escreve a uma das comunidades para a incentivar e esclarecer no caminho da fé, também nós temos na Igreja a palavra que nos ajuda, sendo sempre tão importante que a nossa fé seja informada e esclarecida.

Chegado o momento da Profissão de Fé, de novo de velas acesas, cada um pôde então proclamar o seu "Sim, creio!" Acreditar, entregando-se nas mãos de Deus, de um Deus que se faz alimento na Eucaristia. A terminar a celebração, de novo de velas acesas, o grupo foi convidado a sair para o exterior com essa vontade de levar a fé para a vida, e de ser sua testemunha!

Sem comentários:

Enviar um comentário