Programa da Paróquia

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O que dizemos quando nos dizemos cristãos?

10 de fevereiro de 2019 | 5º Domingo do tempo Comum
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim

O texto do Evangelho de Lucas que relata o chamamento dos primeiros discípulos é, de certa forma, um traçar de algumas das marcas significativas do discípulo de Jesus, o cristão.

Quando nos dizemos "cristãos", podemos encontrar neste texto algumas das notas que nos ajudam a avaliar a verdade desta afirmação.

Ser cristão é, em primeiro lugar, estar com Jesus “no mesmo barco”. É desse barco (a comunidade cristã), que a Palavra de Jesus se dirige ao mundo, propondo a todos a libertação (“pôs-Se a ensinar, da barca, a multidão”).

Ser cristão é, em segundo lugar, escutar a proposta de Jesus, fazer o que Ele diz, cumprir as suas indicações, lançar as redes ao mar mesmo quando não percebemos plenamente as propostas de Jesus.

Ser cristão é, em terceiro lugar, reconhecer Jesus como “o Senhor”: é o que faz Pedro, ao perceber como a proposta de Jesus gera vida e fecundidade para todos.

Ser cristão é, em quarto lugar, aceitar a missão que Jesus propõe: ser pescador de homens: a missão do cristão é continuar a obra libertadora de Jesus em favor do homem. Trata-se de salvar o homem de morrer afogado no mar da opressão, do egoísmo, do sofrimento, do medo.

Ser cristão é, finalmente, deixar tudo e seguir Jesus. A generosidade e o dom total devem ser sinais distintivos das comunidades e dos crentes que seguem Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário