![]() |
Momento em que o Sr. Bispo
se prepara para entregar o
Testemunho aos representantes
da paróquia da Calvaria
|
A bandeira e o testemunho estão na igreja paroquial onde podem ser vistos por toda a comunidade.
![]() |
Momento em que o Sr. Bispo
se prepara para entregar o
Testemunho aos representantes
da paróquia da Calvaria
|
No passado sábado, dia 27 de janeiro, os grupos do 3º ano da catequese da paróquia tiveram a oportunidade de viver uma celebração muito significativa: a Festa da Luz. Uma festa que ajuda a percorrer o caminho das trevas para a luz, fazendo a experiência de se deixarem iluminar pelo Círio Pascal, onde acenderam as suas velas do Batismo. Simbolicamente, o Círio Pascal ajuda-nos a compreender a força da vida de Cristo Ressuscitado, Luz que ilumina a nossa vida. Ao acender nele a nossa vela do Batismo, expressamos a vontade de nos deixarmos iluminar e guiar por Ele.
Por isso, esta festa é também um momento para recordar a força da vida que recebemos no Batismo, e que as crianças irão fortalecer participando no alimento da Eucaristia, pela Comunhão que irão viver pela primeira vez este ano. Nesse contexto, também se acolheu uma criança do grupo que se preparara para o Batismo e que foi assinalada com o sinal da cruz nessa celebração, assim como ungida com o óleo dos catecúmenos.![]() |
| Grupo do 6º ano do centro da Calvaria |
No próximo dia 19 de janeiro, pelas 21h, no salão paroquial da Batalha, vai realizar-se o Encontro Vicarial de Catequese, com o tema "Catequese: a alegria do encontro com Cristo". Orienta o encontro o Diácono Paulo Campino, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém.
A iniciativa da catequese da Calvaria ajudou a entrar dentro dessa caminhada que, como os magos, todos são chamados a fazer: estar atento para reconhecer a Luz que é Jesus; não ter medo de se meter ao caminho para se encontrar com Ele; adorá-l'O e ofercer-Lhe o que somos; para voltar "por outro caminho" para a vida de cada dias, renovados pela alegria do encontro com Jesus Cristo.