Programa da Paróquia

sexta-feira, 31 de março de 2017

A fé é lugar da Ressurreição, e o amor sua força

2 de abril de 2017 | 5º Domingo da Quaresma
Leituras | Comentário | Avisos | Boletim


O texto evangélico deste Domingo (Ressurreição de Lázaro) é uma lição em torno do acreditar, da fé em Cristo, que é a Ressurreição e a Vida: “Quem acredita em Mim, ainda que tenha morrido, viverá... Acreditas?”

Diante da insegurança e precariedade que a perspetiva da morte gera nas nossas vidas, somos tentados a construir defesas e barreiras que nos protejam dela... Por causa do medo, somos levados a ter um comportamento defensivo. E assim fazemos, também da vida, morte e escravidão: procurando defendermo-nos da morte, afastamo-nos da vida. Jesus, pelo contrário, pedindo fé e confiança, pede que entremos no seu comportamento face à morte que, enquanto assume a morte, e sofre por quem está morto, faz também da morte, vida; vivifica a morte.

A fé é o lugar da Ressurreição, e o amor é a sua força. As lágrimas de Jesus são sinal deste amor... O amor integra a morte na vida e encontra sentido para esta no dom: dar a vida é dar vida. Ter fé em Jesus que é ressurreição e vida significa fazer do amor um lugar em que a morte é posta ao serviço da vida. A fé e o amor manifestam-se na Palavra com que Jesus ressuscita Lázaro: o escândalo e a loucura de chamar quem está morto é possível graças à fé n’Aquele que ressuscita os mortos e ao amor que unia Jesus a Lázaro. O poder de ressurreição da Palavra de Jesus está todo na fé e no amor que ela contém.

Sem comentários:

Enviar um comentário