Programa da Paróquia

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Profissão de Fé lança para nova etapa


No passado dia 12 de junho, domingo, o grupo do 6º ano da Paróquia da Calvaria, dos centro da Calvaria e de São Jorge, celebrou a Festa da profissão de Fé. Ao todo, um grupo de 18 adolescentes que, depois de um itinerário de 6 anos de catequese, tiveram a oportunidade de manifestarem a sua adesão a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, afirmando publicamente a fé que receberam no Batismo e aprofundaram ao longo dos anos em Igreja.

A Profissão de Fé é um momento de confirmação do caminho feito no aprofundamento da fé recebida no Batismo, simbolizado na vela acesa no Círio Pascal, que agora os adolescentes podem dizer por si mesmo. Mas é também um marco significativo na passagem para uma nova etapa. Como adolescentes, estão num caminho de construção da sua própria identidade, e é neste processo que têm agora a oportunidade de  projetar a própria vida. É nesse projeto de vida que a fé, a relação próxima com Deus, irá ser fundamental para marcar as grandes opções, a sua descoberta vocacional, os valores pelos quais vão orientar a vida...

A Profissão de Fé foi, por isso, vivida neste ambiente de festa pelo dom acolhido no Batismo e aprofundado ao longo do tempo, e de compromisso de quem, já em nome próprio se dispõe a continuar a caminhar. A Maria, pediram, ao terminar a celebração, a ajuda para se manterem firmes nesta caminhada de descoberta. E como sinal de quererem assumir o desafio de deixar a luz de Jesus guiar as suas vidas, o último gesto foi o de sair da igreja com as velas do Batismo acesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário